segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

E, lá voltamos, outra vez, à Ponte Paço!

E assim vão passando os anos.
E assim continua adiada uma obra estruturante, não só para a Vila de Pereira, mas como também para outras freguesias limítrofes.

 

E nestes quase 8 anos, sobre a moção que abaixo republicamos,  já vamos com os seguintes números de governança: 3 Primeiros-Ministros, 2 Presidentes da nossa Câmara Municipal e 3 Presidentes da Junta de Freguesia da nossa Vila!

A culpa dos sucessivos adiamentos da obra de construção da nova Ponte do Paço, será que é do pato-real, da garça-real, da garça-vermelha, do Tartaranhão-ruivo-dos-pauis, do galeirão, da galinha-d'água, do rouxinol-pequeno-dos-caniços e da felosa-unicolor, espécies que habitam o Paul de Arzila, cuja Reserva Natural foi criada através do Decreto-Lei n.º 219/88, de 27 de Junho?
Estamos em crer que não!


MOÇÃO SOBRE A PONTE DO PAÇO
30 de Abril de 2008

"Vem os membros desta Assembleia Municipal, António Pedro do Partido Socialista e Paulo Redondo, do PSD/PP, apresentar MOÇÃO sobre a Ponte do Paço no limite do concelho Montemor/Coimbra e Freguesias Pereira/Arzila.


1º Tendo este Município feito a requalificação da EN 341, dando maiores condições de segurança rodoviária nesta via, ficou pendente a ligação entre Municípios via Ponte do Paço, uma vez que o projecto de construir uma nova ponte com 2 sentidos não foi concretizado, devido á intervenção da Junta Freguesia de Arzila e da Câmara Municipal de Coimbra.


2º Reconhecendo que territorialmente a ponte pertence ao Município de Coimbra, manifestamos o nosso desagrado pelo facto de ao longo destes últimos 3 anos , a Câmara de Coimbra não ter solucionado esta questão pelos seus próprios meios, nem tendo aceitado a colaboração da Câmara de Montemor-o-Velho, que tinha no caderno de encargos e projecto a executar para a EN 341, uma nova ponte.


3º No passado dia 3 de Abril, uma 5ª feira, afim de confirmar o fluxo de tráfego neste local, levaram as freguesias de Santo Varão e Pereira a efeito uma medição de tráfego no período das 7h ás 20h 30m, tendo sido registado 11.016 viaturas, sendo perspectavel que no período de 24h o numero possa atingir as 14.000 viaturas diárias.


Se atendermos que nesta ponte não cruzam duas viaturas, é um facto o afunilamento do tráfego no local e longas filas nos períodos de ponta, bem como inúmeros sinistros rodoviários, visto que a ponte é em lomba, sendo a visibilidade reduzida de um lado para o outro.


4º Pelo fluxo de tráfego, merecia esta situação uma outra atenção por parte das nossas Autarquias vizinhas (Coimbra e Arzila).
Relembramos que a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho recolheu pareceres junto das entidades competentes, nomeadamente IPA, sobre o valor histórico da referida ponte, retirando estes a argumentação apresentada pela Freguesia de Arzila sobre o valor histórico da mesma.


Solicitamos aprovação desta Moção, por esta Assembleia por forma a serem defendidos os interesses concelhios deste Município, sendo dado conhecimento ás seguintes entidades:

Assembleia Municipal de Coimbra
Câmara Municipal de Coimbra
Assembleia de Freguesia de Arzila
Junta Freguesia de Arzila
Governo Civil de Coimbra

Paços do Município, 30 de Abril de 2008"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Qualquer comentário cujo conteúdo seja considerado ofensivo será removido, como linguagem obscena, insultuosa, grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência.
Obrigado pela compreensão.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.