quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A nossa epifania!




Hoje é dia 6 de Janeiro.


Dia de Reis ou da Epifania.


Como a tradição da espera dos Reis, na nossa Vila, já pertence ao século passado e só mais velhos têm uma recordação muito difusa da mesma, nada como trazer ao conhecimento que, este dia 6 de Janeiro, é também conhecido como o dia da Epifania.

Ora, Epifania, é uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. Também pode ser um termo usado para a realização de um sonho com difícil realização.
O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém "encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa".
Este termo ainda é aplicado quando um pensamento inspirado e iluminante acontece, que parece ser divino em natureza (este é o uso em língua inglesa, principalmente, como na expressão "I just had an epiphany", o que indica que ocorreu um pensamento, naquele instante, que foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural).
Mas como hoje também é Dia de Reis, quem sabe se os Magos que seguiram a estrela de Belém, não trazem algo mais do que o habitual ouro, incenso e mirra, como por exemplo jerricans com gasóleo para que os veículos dalgumas instituições da Vila não fiquem parados em plena via por falta de combustível?
A imagem acima traduz aquela que é a nossa epifania.

Epifania
(grego epifáneia, -as, aparição, manifestação)
substantivo feminino
1. [Religião] [Religião] Manifestação de Jesus aos gentios, nomeadamente aos Reis Magos.
2. [Religião] [Religião] Festa religiosa cristã que celebra essa manifestação. = DIA DE REIS
3. Qualquer representação artística dessa manifestação.
4. [Religião] [Religião] Aparecimento ou manifestação divina.
5. Apreensão, geralmente inesperada, do significado de algo.
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Qualquer comentário cujo conteúdo seja considerado ofensivo será removido, como linguagem obscena, insultuosa, grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência.
Obrigado pela compreensão.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.