sexta-feira, 29 de março de 2013

A Vila de Pereira morreu!


Jesus Cristo morreu, como está escrito nos Evangelhos, a uma sexta-feira, para, ao domingo, ressuscitar dos mortos.
Pereira não morreu em dia de sexta-feira santa, mas já morreu há largos dias atrás, vários anos, atrevemo-nos a dize-lo.

Este video, para quem tem facebook, é um sinal claro daquilo em que nos tornámos.

Basta parar para pensar!
Não temos, tal como no cristianismo, evangelhos escritos, o que no nosso caso o seria feito pelo punho dos Pereirenses de outrora, ilustres homens e mulheres, que remontam ao tempo daqueles que fundarem este povoado, até ao capitão de quem herdamos o feminino do seu nome, passando por aqueles que nos permitiram que D. Dinis e D. Manuel I nos outorgassem cartas forais, sem esquecer o grande Manuel Soares de Oliveira.
Apesar disso, acreditamos piamente que Pereira um dia destes há-de ressuscitar do mundo das trevas onde se encontra ou do estado de coma que lhe foi induzido.
Costumávamos colocar aqui, neste dia, o cartaz ou um boneco alusivo ao convívio dos Solteiros e Casados dos Montes de Cima.
Não o fizemos este ano porque, ao não faze-lo, esperamos que saibam, não só os dos Montes de Cima, como todos os Pereirenses, interpretar os sinais dos tempos e sairmos da nossa zona de conforto e lutar por um futuro diferente na Vila de Pereira.
Terminamos, mais vez mais, com a expressão latina Quo Vadis Pereira? que significa "Para onde vais Pereira?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Qualquer comentário cujo conteúdo seja considerado ofensivo será removido, como linguagem obscena, insultuosa, grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência.
Obrigado pela compreensão.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.