sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

3.º aniversário

No Verão de 2007, dois amigos juntam-se na esplanada dum café para beber umas cervejas e falar de futebol.

Conversa puxa conversa, fino após fino, o futebol cai par segundo plano e, com os espíritos mais abertos, a conversa deriva para outras temáticas e centra-se na nossa terra.

Cultura, política, associativismo, voluntariado, futebol (outra vez), são os assuntos versados.

Já o sol se punha no horizonte, quando um dos protagonistas dá a ideia de cada qual ir a casa tomar um banho, vestir uma roupa mais decente e ir jantar fora de Pereira e continuar a conversa longe de alguns olhares e dos ouvidos mais cuscos.

A meio do jantar a conversa já tinha tomado outro rumo, já tinha tomado outras proporções e já se discutia o que há de bom e de mau nas novas tecnologias, de qual seria o papel das redes sociais na formatação da sociedade e dos seus actores.

Vai daí que a ideia de criar um blogue em Pereira, que não fosse temporal ou temático, apareceu com alguma naturalidade.

Como a noite já ia longa a coisa ficou por ali.

Dias depois os dois amigos juntam-se outra vez e um deles leva consigo algumas ideias esboçadas sobre esse espaço na rede virtual.

A voragem dos dias remeteu-os para os princípios de Janeiro de 2008 e foi nessa data que se lançaram na aventura de criar o Montes de Cima city, em homenagem a esse emblemático e mais bairrista bairro de Pereira.


Passados alguns meses, perceberam os dois amigos, que faltava algum sal e pimenta ao blogue e que era necessário acrescentar-lhe qualidade, não só nos temas apresentados e na sua variedade, bem como na parte criativa e política, nomeadamente com o recurso à memórias do passado recente de Pereira, sobretudo no pós 25 de Abril.

Não tendo sido uma decisão fácil, tendo sido analisados os prós e contras da decisão, até porque uma das premissas era manter no anonimato, sem qualquer vacilação, os nomes dos autores.

Tivemos a felicidade, após uma análise ponderada, de encontrar um terceiro elemento, ficando agora cada qual com uma área específica no blogue.
Ganhamos um humor mais refinado, mais ácido, mais cerebral, bem longe de alguma mediocridade intelectual que vigorava e ainda vigora na nossa terra.

Passados três anos reafirmamos o compromisso, para com as nossas mais de 1500 visitas mensais, de lhes trazer a nossa visão de Pereira e dos seus problemas, de lhes levar ao conhecimento a quase totalidade dos eventos que por aqui decorrem, fazendo muitas vezes um serviço público, com mais regularidade que o verdadeiro serviço público.

Criamos inimigos e amigos, mas também criamos uma legião de seguidores.

Abrimo-nos ao facebook, mas a nossa conta foi denunciada, porque se calhar era incómoda para alguns.

Não conseguiram ainda fechar o blogue, situação que muito prazer daria àqueles que se sentem visados, que ainda não perceberam que os tempos de hoje nada têm a haver com os tempos de há 20 anos atrás, ou até menos, de que vivemos numa sociedade pluralista, onde imediatismo é a lei, sobretudo alicerçado nas redes sociais cuja força inusitada não se verga a ameaças de várias índoles.

Quem ainda se não apercebeu destas novas realidades, quem não quer admitir a sua existência, tenta ainda, a todo o custo, tal como o canto do cisne, fazer-nos sair de cena.

Para aqueles que tentam a nossa extinção, deixamos um conselho: percam alguns minutos do vosso tempo e vejam outras imagens e outros textos similares ao trabalho que aqui desenvolvemos.

Saiam da vossa redoma intelectual, da vossa microcefalia cultural.

Se o não conseguirem, façam um favor a si próprios e a Pereira: saiam de cena.

Pereira merece mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Qualquer comentário cujo conteúdo seja considerado ofensivo será removido, como linguagem obscena, insultuosa, grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência.
Obrigado pela compreensão.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.